MASTERCLASSES IN TRANZ YT


Produzir, organizar e promover de forma regular; Workshops, Estágios e Masterclasses, nas áreas da Dança Clássica, Dança Contemporânea – nas suas inúmeras técnicas, conceitos e nuances –, Teatro Físico e Criação, com professores nacionais e internacionais de reconhecida competência e qualidade demonstrada.

Estamos a cumprir com o nosso 5º objectivo

MASTERCLASSES DE NOVEMBRO


Hanging out with the body

“Deixa que seja um oásis para o corpo interagir consigo mesmo, com o teu espaço envolvente, com os outros. Vamos permitir que passemos tempo com as coisas com uma mentalidade improdutiva e que isso permita o surgimento de ilhas. Deixa perdurar esse sentimento e deixa que isso se transforme num playground inspirador. A partir daí, a dança pode surgir.” 

Loïc Perela

Hanging out with the body é a proposta de Loïc Perela para este workshop de dança.

O seu trabalho convida-nos a conviver com os fenómenos do corpo; é experiencial e sensorial, colocando o corpo do bailarino no centro da proposta. Cada evento é trabalhado, através de uma estrutura composicional e dos corpos dos performers e visa movimentar o espaço, o tempo, o som, os corpos e as mentes.

A Masterclass

Hanging out with the body está intimamente ligado à prática coreográfica de Loïc Perela e às peças que dela resultam.

Começando com os olhos fechados e prestando atenção à nossa respiração, iremos (re)descobrir o corpo, permitindo que ele se mova, observando as sensações que surgem no seu interior.

Por meio de um conjunto de orientações, vamos gradualmente abrindo os nossos sentidos para nos tornarmos mais despertos. Uma vez que estejamos totalmente despertos para a mobilidade dos nossos corpos, individuais e para o espaço circundante, iremos abrindo esse estar aos outros e interagiremos de forma a aumentar a nossa sensibilidade.

Essa abordagem contemplativa em que convivemos com o nosso corpo, abre espaço para não saber, para tentar, para falhar, para encontrar e seguir em frente, para estar com as “coisas” do momento sem expectativas.

Bio

Loïc Perela é coreógrafo independente.

Estudou no ENSDM em Marselha e no CNSMDP em Paris entre 1998 e 2004.

Trabalhou como bailarino na IT Dansa em Barcelona, ​​Donlon Dance Company em Saarbrücken e Scapino Ballet em Rotterdam entre 2004 e 2012.

Sentindo a necessidade de ampliar o seu trabalho e de criar o seu próprio discurso artistico, iniciou uma carreira como coreógrafo freelance e é, desde 2012, artista residente na Dansateliers em Rotterdam.

Em 2015, foi galardoado com o Prémio Dutch Dance Days como coreógrafo emergente. Na temporada 2017-2018, foi artista residente permanente no K3 | Tanzplan Hamburg. 

Paralelamente ao seu trabalho coreográfico, Loïc Perela ministra aulas regulares de Ballet em várias companhias e escolas de dança em toda a Europa.

Recentemente tem desenvolvido trabalho técnico e pedagógico na criação de um workshop intitulado Hanging out with the body no qual ele partilha a sua visão artística e práticas coreográficas que são centrais nos seus processos criativos e de ensino da dança.

Para aprofundar o seu trabalho, está neste momento a estudar Artes e Humanidades na Open University UK.


Dança Clássica e Repertório Neoclássico

Fábio LOPEZ

Nasceu em Lisboa em 1986.

Diplomado em 2004 pela Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), obteve no mesmo ano uma bolsa de estudo para a Juilliard School em New York City.  Completa a sua formação na Suíça na Escola-Atelier Rudra Béjart Lausanne.
Foi bailarino no Béjart Ballet Lausanne, durante alguns anos tendo em seguida ingressado no Centro Coreográfico Nacional Malandain Ballet Biarritz, onde permaneceu mais de uma década.

Foi galardoado com o 3º Prémio do prestigiado prémio ADAMI/Synodales e em 2015 cria a COMPAGNIE ILLICITE BAYONNE.

Em 2017 torna-se artista associado da Plataforma Coreográfica de Bayonne «OLDEAK».

É premiado, em 2017 e 2019, pelo Grupo Caixa Geral de Depósitos, que oferece um apoio importante ao seu trabalho coreográfico. Desde o início do seu trabalho profissional que a marca REPETTO é um parceiro fundamental e permanente na sua carreira como coreográfico.

O trabalho de Fábio Lopez como coreógrafo e director artístico faz com que seja considerado pela critica e pela comunidade da dança francesa, uma das mais consistentes revelações da dança neoclássica francesa.

Desde 2010 que é titular do Diplôme d’État de Professeur de Danse Classique.

É premiado, em 2017 e 2019, pelo Grupo Caixa Geral de Depósitos, que oferece um apoio importante ao seu trabalho coreográfico. Desde o início do seu trabalho profissional que a marca REPETTO é um parceiro fundamental e permanente na sua carreira como coreográfico.

O trabalho de Fábio Lopez como coreografo e director artístico faz com que seja considerado pela critica e pela comunidade da dança francesa, uma das mais consistentes revelações da dança neoclássica francesa.

Desde 2010 que é titular do Diplôme d’État de Professeur de Danse Classique.

%d bloggers like this: